Vida longa à jaqueta de couro. Sempre nova desde que com muita hidratação.

Quando a temperatura começa a cair é hora de tirar do armário a jaqueta de couro, tanto dos homens, quanto das mulheres. E, para deixá-la sempre bonita, nova, inverno após inverno, é preciso tomar alguns cuidados especiais. O principal é manter a hidratação, que é para garantir a aparência suave e brilhante da sua jaqueta.

Por que hidratar o couro?

Trata-se de itens quase eternos do guarda-roupa. As jaquetas de couro são atemporais e muito versáteis. Tem uma baita durabilidade e, normalmente, acompanham a gente por vários anos. Então, para abrir a temporada oficial das jaquetas, botinhas, saias e vestidos de couro, vamos dar algumas dicas de como limpar e conservar as suas peças de couro, camurça ou suede.

Mesmo que as pessoas escolham soluções caseiras como óleo de amêndoas, hidratantes corporais, etc, somente usando um hidratante específico para couro é possível garantir um resultado satisfatório. Leia sempre as indicações na etiqueta da sua jaqueta e busque o produto mais indicado para o tipo e a cor do seu couro.Daí é bingo

Saca só:

– Utilize hidratantes próprios para couros de 6 em 6 meses, pelo menos. Ou então, sempre que você sentir que o couro está seco ou áspero. Nunca use água para hidratá-lo, nunca;

– Em hipótese nenhuma mergulhe a peça na água e muito menos exponha ao sol;

Nunca use produtos químicos ou destinados à limpeza doméstica. Tá loko;

– Não deixe jaqueta em contato com superfícies ásperas, já que podem arranhar ou manchar o couro;

– Não dobre, amasse ou coloque peso sobre o couro, porque isso pode marcar o couro e desfazer seu formato original.

E mais:

– Chegou em casa? Deixe a jaqueta arejar após o uso;

– Pendure num cabide para manter o formato;

– Coloque, no máximo, dentro de um saco de pano ou TNT (nunca guarde dentro de sacos plásticos);

– Guarde com carinho dentro de um armário seco e livre de mofo e luz solar.

Como saber se o couro é legítimo:

  • Peças feitas em couro são mais encorpadas, e sua superfície pode apresentar pequenas ranhuras e marcas, além de uma textura mais áspera;
  • Para saber se é couro de verdade, exponha uma parte pequena do produto do fogo. Faça isso por poucos segundos. O couro não sofrerá danos, enquanto produtos sintéticos irão queimar, derreter e/ou estragar completamente.
  • O couro pode, eventualmente, possuir pequenos desgastes em cantos e dobras, o que é normal, por se tratar de uma pele natural. Só que, o material sintético sofre esfarelamento pouco tempo após o uso. É bem diferente.

Lembre-se:

O couro é uma pele e por isso ele precisa de uma hidratação de tempos em tempos para manter sua beleza e integridade. A hidratação também evita manchas que podem afetar a aparência do couro.

Primeiro você limpa bem a sua jaqueta para tirar qualquer sujeira acumulada. Em seguida, aplica o hidratante usando um pano seco e macio. Daí é só tirar o excesso e deixar secar naturalmente.

Compartilhe o post:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *