ROUPA NOVA É SEMPRE LEGAL, MAS VOCÊ PRECISA LAVAR ANTES DE USAR

Você vê uma roupa na vitrine de uma loja, fica encantado com ela e resolve comprar. Renovar o guarda-roupas é um prazer pessoal para muita gente. Contudo, existe algo importante, que todos nós deveríamos saber antes de desfrutar pela primeira vez aquela peça novinha que acabamos de trazer para casa. O assunto aqui é higiene.

Lavar uma peça que acabamos de comprar não é apenas uma questão de tirar o cheiro de nova, mas de cuidado com a saúde. Há doenças que podem ser causadas por roupas novas, e é sobre isso que vamos falar agora.

O motivo para lavar sua roupa nova antes do primeiro uso

Uma peça de vestuário percorre um longo caminho antes de chegar ao armário da sua casa. Neste processo, que inclui armazenamento, transporte e distribuição, há ainda o tempo em que a roupa ficou exposta na loja onde você a comprou, sujeita a formas de contaminação, o que inclui ação de micróbios. Indo além, é importante considerar que todos os tecidos passam por algum tipo de tratamento químico durante o seu processo de fabricação.

Tratamento este que tem funções como preservar as peças contra germes, fungos (mofo), bactérias e até piolhos; promover a durabilidade da peça, como no caso de uso do formaldeído, cuja função é evitar o encolhimento e a formação de rugas; prevenção à umidade; facilitar a penetração de corantes nas fibras da roupa.

Ao lavar uma peça antes do primeiro uso, você está se precavendo quanto ao excesso de corantes e outros resíduos de origem química possivelmente presentes no material. Isto pode trazer a você situações indesejáveis.

As doenças que uma roupa nova pode causar

Alergia é algo mais frequente do que imaginamos. Uma pele mais sensível pode sofrer reações alérgicas a componentes químicos, assim como ao tipo de tinta utilizada. Alguns sintomas: irritação na pele, coceira e manchas vermelhas, o que é mais frequente em partes do corpo onde haja maior atrito e presença de suor. As consequências vão além, e podem incluir fungos, sarna e até piolhos.

Há uma solução, e ela é a lavagem antes do primeiro uso, como falamos no início deste post. Obviamente, existem situações em que os perigos de contaminação tornam-se mais comuns, mas o cuidado, a prevenção através da lavagem, reduz em muito os riscos à sua saúde.

Confira dicas de como lavar as peças

– Dissolva bem o detergente na água e, então, mergulhe as roupas.

– Deixe a peça de molho na água por um período que não exceda duas horas.

– A lavagem das peças pode ser feita normalmente, conforme suas cores e os tipos de tecido.

– Utilize um ciclo extra de enxágue, pois isto ajuda a remover todos os resíduos químicos.

– Faça com que as roupas sequem ao ar livre ou em uma secadora automática.

– Com atenção ao tipo de peça, passe a roupa utilizando um ferro quente.

Gostou das dicas? Esperamos que sim. Mesmo assim, caso queira lavar suas roupas com profissionais, que entendem e tratam bem de todo seu vestuário, fale com a SulSec Lavanderias. Além de livrar você do trabalho, ainda cuidamos de sua saúde, com produtos de alta qualidade. Entre em contato hoje mesmo! Teremos o maior prazer em cuidar e lavar suas roupas, com segurança e carinho.

Compartilhe o post:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *