Com menos empregadas domésticas disponíveis, busca por lavanderias aumenta. E o setor só cresce. Acompanhe os números. Fique por dentro.

Cerca de 6,4 milhões de brasileiros trabalhavam em serviços domésticos no Brasil em 2019 —92% eram mulheres, e 65%, negros. Ao final de 2020, após 1,5 milhão de demissões, a força de trabalho contratada foi reduzida para 4,9 milhões. O levantamento foi divulgado pelo Dieese, com base nos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, do IBGE. Segundo o Instituto Doméstica Legal, os números mostram que o segmento do empregado doméstico foi bastante afetado pela pandemia de Covid-19.

Equipamentos, insumos e profissionais treinados.

As máquinas empregadas pelas lavanderias profissionais são de origem nacional e importada, com diferentes tecnologias, entre máquinas convencionais, lavadoras extratoras e máquinas de lavagem a seco blindadas, com as mais variadas capacidades. Esses grandes equipamentos são importados principalmente da Alemanha, Holanda, Bélgica, Itália e Espanha. A indústria fornecedora de equipamentos para lavanderias tem muita preocupação em manter-se aperfeiçoada, gerando sempre novidades para o setor, sendo que os últimos 3 anos foram marcados por uma diversificação de ofertas e melhoria de qualidade.

Água, meio ambiente e sustentabilidade

A questão da água também é preocupante para o setor. Existe um estudo da Organização das Nações Unidas segundo o qual em 2025 dois terços da humanidade terá problemas de abastecimento de água. Assim, temos recomendado o uso racional e já existem muitas lavanderias que tratam e reciclam a água, gerando uma economia muito grande. O sindicato está atento ao problema e vem acompanhando o assunto de perto, procurando manter o setor atualizado sobre possíveis soluções emergentes, embora não tenha um programa específico para a questão.

Dados apontam futuro promissor

Apenas 4% da população economicamente ativa utiliza lavanderia.

Mais de 20% da população economicamente ativa é considerada cliente em potencial.

Cada loja de lavanderia doméstica atende, em média, 13.500 clientes/ano, (47 clientes x 24 dias x 12 meses), resultando no total aproximado de 41.900 peças/ano (142 peças x 24 dias x 12 meses).

As lavanderias brasileiras lavam aproximadamente 8.000 toneladas/dia, utilizando em torno de 190 toneladas/dia de produtos químicos, nas cerca de 16.000 máquinas instaladas, que se renovam, anualmente, em torno de 20% (3.200).

O futuro ao cliente pertence

Crescimento nos próximos 5 anos: 5% em oferta de serviços e em faturamento. Para 2023, a previsão é que a oferta de serviço e o faturamento recuperem a perda ocorrida em 2018.

Expansão do Mercado: um dos fatores mais importantes foi o aumento da presença feminina no mercado de trabalho. Mais da metade das brasileiras já faz parte da população economicamente ativa.

Clientela

Classes A + B = 89% e Classe C = 11%
70% feminino
Idade média 43 anos
33% tem mais de 51 anos
48% é casado ou vive junto
37% é solteiro
58% tem filhos
27% tem renda acima de R$ 3.500,00
59% tem curso superior completo
66% preferem lavanderias próximas à residência ou ao local de trabalho
70% paga em dinheiro
88% prefere lavar por peça

Isso significa que a urbanização, o avanço das franquias e a crescente adesão de consumidores residenciais impulsionarão o mercado nos próximos anos. Existem, aproximadamente, 8.000 lavanderias no Brasil. Sendo 6.000 domésticas e 2.000 industriais.

Classificação das lavanderias

Domésticas:
1. Consumidor final (roupas em geral, roupas de cama, mesa e banho)
2. Decoração (cortinas, estofados e carpetes)

Industriais:
1. Jeans (confecções)
2. Hospitalar
3. Hotel, motel e restaurante
4. Roupas profissionais
5. Panos industriais
6. EPI (equipamentos de proteção individual)

Roupa suja não se lava mais em casa. Se lava cada vez mais em lavanderias. É o que está ocorrendo nas cidades brasileiras. Segundo dados do Sindilav (Sindicato Intermunicipal de Lavanderias do Estado de São Paulo), estima-se que cada lavanderia doméstica atende em média 13.500 clientes/ano. Nesse panorama, estão as redes de franquias de lavanderias, em formatos tradicionais ou modelos self service, que oferecem serviços de limpeza que vão desde as roupas do dia a dia a itens de casa, como cortinas e tapetes, e também artigos de bebês, como os carrinhos.

O comportamento dos clientes mudou, e os valores dos serviços diante da atual demanda também mudou. Hoje há mais promoções e planos por tipo de consumo, o que tornou tudo mais prático e acessível no universo das lavanderias profissionais.

Economia de tempo, recursos e de dinheiro é algo fundamental, por isso lavar a roupa em uma lavanderia profissional está se tornando um sinônimo de melhor custo-benefício, desmistificando a ideia de ‘custo extra’ e facilitando a vida de muita gente. Quem antes não via claramente o porquê de lavar roupas em lavanderia, hoje já compreende os benefícios que isso gera.

Há um aumento na durabilidade das roupas, com a higienização completa, com a secagem e passadoria adequadas, evitando manchas e deformação das peças em todas as etapas do processo uma vez que os profissionais são especializados para higienizar qualquer tipo de peça”, completa Claudia.

Além disso, para promover uma experiência a mais aos clientes, há lojas que oferecem acesso ao wifi, música ambiente, TV, café, estacionamento, entre outros benefícios.

O brasileiro vem se adaptando ao hábito de lavar roupas em lavanderias profissionais. Proporcionalmente, as máquinas industriais consomem menos água, o que evita o desperdício, além de ter um maior controle quando ao descarte dos resíduos.

Fonte: Rádio Agência Nacional – ebc

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