Os principais tipos de tecidos finos são peças delicadas e elegantes. Por isso, é preciso tomar uma série de cuidados com eles, que vão desde seu manuseio até o foco em peças de qualidade diferenciada.
Afinal, o universo dos tecidos tem uma máxima: quanto maior a qualidade de um tecido, maior é sua durabilidade.
Tecidos finos, por si só, tendem a rasgar se forem tratados de forma brusca. Porém, algumas opções, especialmente de baixa qualidade, se partem ao serem costurados, o que é uma perda de tempo e dinheiro para a profissional.
Tendo isso em mente, além de conhecer os principais tipos de tecidos finos, ainda é importante investir na compra de alguns que prezam e otimizem o trabalho da costureira sem se partir ou danificar durante a produção das peças.
Confira, agora, as principais opções em tecidos finos que estão disponíveis no mercado!
Os 5 principais tipos de tecidos finos são:
Organza
O tecido Organza é bastante famoso no universo dos vestidos infantis, decoração e até mesmo peças voltadas para debutantes. Porém, isso não impede que ele seja usado onde a profissional desejar.
Seu brilho é único e belo e sua aplicação é bastante voltada para peças que precisam de volume – como o das daminhas em casamentos. Ele também pode ser liso ou estampado.
Renda
A renda é um dos tipos de tecidos finos mais famosos do mercado, especialmente no que diz respeito a vestidos de noiva. Seu tecido é transparente e extremamente delicado, promovendo feminilidade e beleza.
É comum encontrar desenhos na formulação de tecidos de renda – e eles podem até mesmo ser entrelaçados em ouro, algodão, seda, etc., depende apenas da vontade da pessoa que usará a peça!
Cetim
O cetim também é outro tipo de tecido muito comum. Ele pode ser usado tanto na confecção de peças, quanto na decoração. Seu brilho é bastante específico, bem como sua textura.
É muito comum observar peças de alta costura confeccionadas em linho. Ele possui um caimento leve e agradável e pode ser combinado a outros tipos de tecidos finos.
Seda
A seda é um tecido natural e de alto valor para a confecção de peças luxuosas e elegantes. Seu custo é alto e sua textura macia e brilhante, além de ser muito confortável ao toque em função de sua leveza.
Veludo
Finalmente, há o veludo. Usado na criação de peças bastante específicas, esse tipo de material também é considerado fino e é perfeito para quem busca conforto e beleza ao se vestir – seja em alfaiataria ou na produção de vestidos.