MUM – Museu da Moda de Canela. Uma Viagem no Tempo.

O Museu da Moda de Canela, o MUM, possui um acervo de peças originais, assim como todas as antiguidades. São 3.500 m² de área construída que permite uma viagem no tempo, contando a história de 4.000 do vestuário feminino. Trata-se de um marco no cenário mundial da moda.

As peças foram confeccionadas de acordo com a pesquisa realizada pela empresária e estilista Milka Wollf e pela curadora do Museu, Débora Elmann.

Tanto a tecelagem, o tingimento, como a costura das roupas da exposição obedecem rigorosamente ao período que retratam, além dos detalhes e dos aviamentos.

Um museu é a prova viva do que é a absorção de um conhecimento transmitido, justamente por ser um lugar de interação e de reflexão. Diversas histórias estão ali prontas para serem narradas, muitas de outras épocas, evocando povos e civilizações antigas, com suas maneiras de viver e de vestir.

 
E assim se reflete o Museu da Moda: uma reconstrução estética do vestuário feminino, retratando a moda em diversas épocas, com destaque às réplicas de vestidos de rainhas e princesas: Antiguidade (nas civilizações Egito, Pérsia, Síria, Grécia, Roma, e Bizâncio), Idade Média, Iluminismo, Renascença, Era Napoleônica, Rainhas da França, Belle Epoque, Avant garde (Vanguarda), século XX e século XXI. Ícone da moda, a princesa Lady Di tem uma vitrine em sua homenagem, com réplicas de nove de seus famosos vestidos.


Vinte cenários retratam momentos históricos bem distintos, desde os anos 2000 A.C. até o século XXI, com peças de decoração originais de cada período e lugar, a exemplo de pedras, lustres e tapeçarias adquiridos em antiquários. O objetivo é retratar, em cinco grandes salões, com 3.500 m2 de arte, o mais fielmente possível, a época em que as roupas eram usadas, mantendo a linha das costuras e dos tecidos.

MUM – Museu da Moda de Canela.

Av.  Ernani Kroeff Fleck, 1810. – Canela – RS – Brasil.

Compartilhe o post:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *