EM TEMPOS DE PANDEMIA, SOMOS TODOS HERÓIS. UMA REFLEXÃO EMPREENDEDORA

O arquétipo do herói é super poderoso dentro do ser humano. A comparação com o super herói, tipo Marvel e outros, e também com o atleta olímpico, é perfeita. Isso requer uma análise destes mitos todos, de suas jornadas, dos diferentes heróis. Como isso acontece e por que isso serve para qualquer pessoa.

A jornada do herói nos remete a necessidade de colocarmos isso dentro de uma visão empreendedora, inserido em um contexto de pandemia.

Isso porque o ser humano, inserido na sociedade moderna, pós-moderna e hipermoderna, em que o consumo vem e suplanta qualquer coisa, o que é uma ilusão, porque, em seguida queremos comprar outra coisa, de uma forma geral, tem esse arquétipo muito forte dentro de si.

Se você pegar qualquer coisa, como cursos, desenvolvimento pessoal, marketing, etc, todos buscam fazer história em momentos de superação. Está presente na trajetória das empresas, principalmente no tocante aos resultados atingidos, ou a empresa que dá certo, ou que superou um grande desafio. E se tornam exemplos a serem seguidos.

Simplificando, a jornada do herói serve pra gente despertar esse arquétipo dentro de cada um de nós. É uma concepção cujo caráter busca incentivar empreendedores e empresários a seguirem o caminho da superação.

Entendemos que é fundamental, ainda que inconscientemente, despertar tudo aquilo que possa representar uma epopeia, a partir dos feitos de outros mitos, os quais admiramos. As mesmas emoções, os mesmos gatilhos mentais aos quais estes tiveram acesso.

O sociólogo Joseph Campbell, em seu livro O Herói de Mil Faces, fez esta análise e o nosso objetivo é, a partir desse paralelo, servir de exemplo para tomada de decisões. Porque nós da SulSec Lavanderias, principalmente num período em que vivemos na zona de conforto, com alguns problemas pontuais, conseguimos nos superar nesta época de tantas dificuldades e pessimismo. Tal pensamento nos possibilitou estabelecer novos rumos e ter uma atitude proativa, de protagonista da própria história.

Enfim, entramos num processo de ponderação. Então tudo recomeça e um novo ciclo dá início a infinitas jornadas.

Autoria: Arthur Mattos e Rogério Piccoli

Compartilhe o post:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *