Uma das tarefas domésticas que mais dá trabalho, sem dúvida, é a de lavar roupas. Como hoje em dia tempo é dinheiro, as famílias tem optado, cada vez mais, pelos serviços de lavanderia self-service e de lavanderia profissional. É que, além de economizar tempo, ambas auxiliam os donos e as donas de casa a manterem suas peças devidamente higienizadas e preservadas.
As lavanderias de auto atendimento surgem como uma opção interessante no que tange ao custo nas residências que, por ventura, tenham apenas um indivíduo ou casais sem filhos. Já as lavanderias profissionais oferecem uma gama de serviços mais abrangente, usados para reduzir ao máximo a dependência da rotina de lavagens, o que faz você perder um tempo precioso nos finais de semana. Entretanto, não são poucas as pessoas que têm dúvidas de como funciona cada uma delas.
Lavanderias self-service
Atualmente elas são muito populares, uma vez que, apresentam a melhor relação custo-benefício e são uma escolha.
Ideais para:
- Lares de casais sem filhos ou apenas um pequeno;
- Casas com apenas uma pessoa;
- Estudantes fora de suas cidades;
- Turistas.
Basicamente, funcionam assim:
- Você compra, no balcão de atendimento, um kit de lavanderia, composto por fichas usadas para o acionamento da lavagem e secagem, além de sabão e amaciante. Algumas lavanderias usam cartões magnéticos, que liberam os produtos automaticamente;
- Escolher uma máquina vazia, inserir as fichas para liberá-la e, em seguida, colocar os produtos;
- Na sequência, acionar o processo e aguardar a conclusão, que não leva menos do que 70 a 80 minutos;
- Após finalizada a lavagem e secagem, retirar as roupas, dobrá-las e voltar para casa.
Parece simples. Só que, famílias numerosas devem avaliar essa relação: um volume maior de roupas, lavagens mais frequentes, o tempo, o esforço e o custo na lavanderia self-service podem não compensar.
Elas são conhecidas por todos há décadas, uma vez que são capazes de lavar peças específicas como ternos, peças de couro, cortinas, tênis, edredons e outros. foi conquistando as pessoas e, com isso, ganhando um espaço cada vez maior, justamente pela diversidade dos serviços.
Basicamente, funcionam assim:
- Você leva até a loja de sua preferência, ou chama o delivery, para recolher aquelas roupas da família que deseja lavar, com segurança;
- O profissional da lavanderias vai analisar cada peça, como se fosse a única. Depois ele vai fazer um orçamento com o preço e o prazo de entrega definidos junto com o cliente;
- Você pode contratar somente a passadoria de algumas roupas;
- Na data marcada, você retira as roupas passadas, já dobradas ou em cabides, ou ainda, as recebe em casa, se optar pelo delivery.
A lavanderia terceirizada é a opção mais em conta para todos os perfis de família, representando economia de até 60 por cento de água e 21 por cento de luz.
Comparando uma com a outra
Numa lavanderia self-service, há uma limitação grande quanto ao tipo de roupa. Não é aconselhável lavar vestidos de festa, artigos de couro, de camurça, roupas delicadas e outras. Também não faz lavagem a seco. Ou seja, o universo de escolhas é muito reduzido.
Ao contrário, a lavanderia profissional, como o nome já diz, atua na lavagem de todos os tipos de roupas e acessórios, como roupas de bebê, a higienização de malas de viagem e a lavagem de peças pesadas, como tapetes, cortinas e edredons.