Sempre que o tempo vira trazendo chuva e umidade é aquele Deus nos acuda. Com a umidade relativa do ar batendo nos 80% secar as roupas é o pesadelo de todas as donas de casa. Mas calma! A solução é chamar os estabelecimentos especializados. Sua lavanderia de confiança.
Os dias que se aproximam reforçam a teoria de que estamos em plena safra da lavagem de roupas fora de casa. O frio e aquela chuvinha de molhar bobo, que parece não ter fim, dificultam nosso dia a dia que acaba sempre da mesma maneira: com o cesto abarrotado de roupas para lavar.
Com isso, é de se esperar que as lavanderias vivam a sua alta temporada, já que o sol só deve voltar forte no final da semana. Para o proprietário da SulSec lavanderias, Arthur Rogério Mattos, “o clima nos ajuda um pouco e chegamos a um aumento de 70% na procura”, conta.
Quem opta pelo serviço oferecido por lavanderias da capital pode levar tanto a roupa suja para ser lavada e seca (e até passada), quanto a roupa úmida, lavada em casa, apenas para secar. Ou se você preferir também existem aquelas lavanderias de autosserviço, nas quais é o próprio cliente que coloca a roupa para lavar, e a cobrança é feita por cestos. Você é livre para escolher.
Com a umidade relativa do ar tão alta a água da roupa pendurada no varal não evapora. E daqui para frente, com o inverno batendo à porta, teremos muita umidade alta. Se liga!!!
Por que as roupas não ficam secas?
Quanto mais alta a umidade relativa, mais difícil é para o ar absorver a umidade proveniente da evaporação da água presente nas roupas.
Por que as paredes ficam molhadas?
A umidade do ar, na forma de vapor, se condensa (transforma-se em água) ao entrar em contato com uma superfície mais fria (como uma parede).
O que fazer em dias úmidos?
– Mantenha uma fresta nas janelas para ventilar a casa e reduzir a umidade.
– Deixe a casa sempre limpa, especialmente aqueles objetos que podem acumular mofo.
– Remova cortinas e carpetes. Prefira pisos lisos e laváveis.
– Opte por calçados impermeáveis, sintéticos ou emborrachados, que não absorvem água.
– Prefira jaquetas impermeáveis.
– Evite ambientes fechados e com muitas pessoas.
– Procure manter-se aquecido. Agasalhe-se bem, principalmente nas extremidades, e evite mudanças bruscas de temperatura.
-Não fique com os cabelos molhados por muito tempo. Isso pode facilitar doenças, tipo gripes e resfriados.
– Apesar da umidade, não coloque toalhas e roupas para secar atrás da geladeira. Essa prática é uma das responsáveis pelo aumento na sua conta de luz.