A maioria das pessoas costuma usar o nome malha de lã quando se refere a este tipo de peça de inverno. E está certo. No entanto, existem diferentes modelos, com nomes específicos, que nunca é demais saber. Alguns deles são bem conhecidos como o suéter, o cardigã e o pulôver, cada um com suas características. É importante saber diferenciá-los para que você, homem de bom gosto, possa criar looks de arrasar neste inverno que já mostra as caras.
Vamos a eles:
– O suéter nosso de cada dia.
O nome suéter vem do inglês sweater, que também vem de sweat (suor). Ele é muito confundido com pulôver, basicamente, porque ambos são vestidos pela cabeça e são fechados sem botões ou zíper. O que os diferencia é o fato de que o suéter, normalmente, é mais leve do que o pulôver, por ser em sua maioria confeccionado com uma lã mais fina. O suéter vem em gola V ou gola redonda.
Dá para usar por cima de camisa de botões. Fica show até com a camisa para fora da calça, dando um ar mais descolado. Nessa vibe você pode vesti-lo por cima da camiseta lisa, fazendo contraste de cores. O suéter de cashmere (tipo de lã fina) é perfeito para isso.
E sim, dá para ser usado diretamente sobre a pele, quando é feito de malha fina.
– O velho e bom Cardigã.
Também do inglês cardigan é o agasalho feito de lã, seja grossa ou fina, sempre com os botões frontais e decote em V bem pronunciado. Muitos destes modelos não tem gola, com algumas exceções que trazem a gola bem grande. O cardigã pode ser liso ou tricotado com tranças e desenhos. Você escolhe!
Saiba que vestir uma camisa lisa ou xadrez se encaixa perfeitamente com cardigã. Apesar de ser uma peça de inverno, você pode combiná-la com acessórios, como pulseira e pingente. Detalhe importante: deixe aberto o último botão. Fica elegante!
Também fica animal combinar com camiseta, seja aberto ou abotoado. Fica muito bacaninha combinar o cardigã com camisa e gravata. A camisa pode ser até estilo jeans, de chambray ou denim.
– Um bom Pulôver que é pra esquentar até a alma.
Este nome também vem do inglês, pull over. Trata-se daquele tipo de malha de lã sem botões e que se veste pela cabeça. É muito confundido com suéter (e vice-versa), mas de modo geral o pulôver é feito de lã mais grossa do que o suéter.
O pulôver tricotado com tranças é um clássico da moda masculina, com infinitos padrões de desenhos, combinações de cores e modelagens (justas ou folgadas). Também tem aqueles de gola olímpica, aliás, outra peça clássica do guarda-roupa masculino.
– Versatilidade ao alcance de todos.
Estes três modelos de malhas de lã (suéter, cardigã e pulôver) são super versáteis, podendo ser combinados em várias ocasiões. Dá pra ir trabalhar, dar um rolê, ir pra facul, sair pra jantar com a patroa, enfim, você é livre pra fazer o que bem entender. São peças coringas para se ter no roupeiro.
– Mais dicas de combinações:
Pisando firme – Um suéter masculino combinado com camisa e nos pés um sapato mocassim, fica bem legal!
Alegria, alegria – Uma combinação mais alegre, com uma peça colorida e uma bota fica muito interessante!
Jaqueta pra que te quero – Misturar o suéter com outra blusa por cima, pode sim. E com a santa jaqueta, cai super bem!
Pra friaca que vem aí – Tipo suéter branco listrado, calça Bege e tênis estilo Dockside, serve muito bem pra um churras, por exemplo! E toca um sobretudo por cima, para o friozão!
É sempre bom lembrar que lavar suéteres, cardigãs e pulôveres exige cuidados especiais. Portanto, quando tirá-los do armário, e você não faz isso desde o inverno passado, fala a verdade, mande diretamente pra SulSec Lavanderias. Só estamos esperando, com nossa estrutura preparada e nosso pessoal treinado para este tão esperado momento. Viva o inverno!!! Vem pra SulSec!!!