Quando chega o outono, com as temperaturas um pouco mais baixas, algumas peças de roupa começam a ganhar vida saindo do roupeiro. São blusas, cardigans e casaquinhos feitos de tricô ou crochê que começam a ser incorporados aos looks e que, necessariamente, precisam ser higienizados para tirar o cheiro de guardado.
Este tipo de roupa, feita à mão, exige um cuidado extra na hora de lavar para não danificar os fios e preservá-la por muitos anos. É muito importante seguir alguns passos, de maneira a garantir sua durabilidade sem desfiar, desbotar, deformar, encolher ou esgaçar a peça.
Procure lavar à mão
Esta é a melhor forma de garantir vida longa aos fios. Mesmo o modo delicado da máquina de lavar pode distorcer o trabalho. Portanto, não deixe de molho e muito menos torça. Depois de lavar, enxágue e apenas aperte para que saia o excesso de água.
Não pendure no varal
Quando for estender, faça-o sobre toalhas, cuidando para que não absorvam tinta das mesmas. Faça isso sobre alguma mesa, para evitar que estiquem no varal convencional e fiquem distorcidas. Não use prendedores de roupa, pois eles deixam marcado.
Fuja do sol
O astro rei irá desbotar suas peças e danificar as fibras delas quando expostas diretamente a ele. Deixe secar à sombra e jamais coloque na secadora de roupas.
Sempre use água fria
Se estiver pensando em esquentar água para lavar sua peça artesanal, esqueça. A temperatura ideal da água é até 40°, no máximo. Se for mais quente que isso suas peças podem encolher e perder o brilho.
Use sempre sabão neutro, vegano
Estes sabões em pó perfumados agridem as fibras delicadas do crochê e do tricô. Então nada melhor que produtos neutros para garantir a durabilidade por muito tempo. De forma alguma use alvejantes.
Chegou a hora de passar
Muito cuidado. Use o ferro nas temperaturas mais baixas, no máximo 110 graus. Estique um pano em cima da peça. Portanto, evite colocar o ferro em contato direto com os fios, para evitar que danifique ou estique demais.
Dê um tempo aos cabides
Peças delicadas como as feitas à mão não devem ser penduradas em cabides. Os pontos ficarão distendidos, e sua peça deformada. Dobre-as em alguma gaveta ou prateleira.
Guarde sempre com alguma proteção
Caso vá guardar por um tempo prefira manter as roupas e acessórios de crochê e tricô protegidos de poeira. Você pode envolvê-los em papel de seda ou até mesmo usar saquinhos de TNT que permitem a respiração do fio e evitam o acúmulo de umidade e mofo.
Guarde as roupas sempre limpas
Evite guardar peças sujas no guarda-roupas. Assim, você evita que a sujeira fique fixada nas fibras. Senão, vai ficar mais difícil deixá-la completamente limpa e será mais difícil remover manchas.