Colchão higienizado. Aprenda a mantê-lo limpo e durma feliz!!!

Passamos cerca de 1/3 de nossas vidas sobre o colchão. Quantas vezes corremos atrás de capas para travesseiros e lavamos os edredons e cobertores na primeira onda de frio aparece, não é mesmo? Mas o colchão está lá, de tão importante acaba sendo esquecido.

Além de garantir a qualidade do sono, a limpeza do colchão é essencial para aumentar a sua durabilidade. Os cuidados devem ser tomados com regularidade, principalmente, para favorecer uma vida mais saudável, longe de doenças respiratórias. Ainda mais para pessoas alérgicas, já que ele pode acumular ácaros e muita, muita poeira.

Depois de limpo, o ideal é aplicar um produto que ajude você a se livrar dos ácaros. Segundo especialistas, os ácaros vivem nos colchões, estofados e travesseiros porque são ambientes quentes e escuros e fornecem o alimento necessário (pele humana, resíduos e outros ácaros mortos). Existem produtos próprios para estofados, que não causam danos à pele, por serem feitos especialmente para a limpeza destes tipos de superfícies.

Outro segredo importante na conservação do colchão é arejar o quarto. Mantenha sempre a janela aberta e coloque-o no sol pelo menos uma vez por semana. Vire-o periodicamente, para arejar os dois lados por igual, e use uma capa para colchão. Escolha as antialérgicas e laváveis, já que elas devem ser higienizadas a cada 15 dias. Em caso de manchas, procure limpá-las imediatamente. Mas o melhor a fazer é chamar a tele da SulSec Lavanderias. A gente dá conta do recado.

Confira algumas dicas simples para higienizar o colchão e evitar a proliferação de fungos, ácaros e impurezas:

1. Quando comprar o colchão, retire o plástico da loja. A falta de ventilação proporcionada pelo plástico no colchão aumenta o proliferação de fungos e esquenta mais enquanto a pessoa dorme.

2. A cada semana, deixe o colchão totalmente descoberto e com as janelas do quarto abertas para arejá-lo. Escolha um dia de sol.

3. Se tiver forro no colchão, lave-o também.

4. Deixe seu colchão longe da umidade para que ele não absorva e não aumente a colônia de fungos.

5. Caso o tecido tenha sido manchado, o mais indicado é fazer uso de um sabão neutro acompanhado de um pano úmido. Esfregue suavemente para não rasgar o tecido. Cuide para que a espuma feita pelo sabão seja retirada por completo. O melhor é detergente neutro.

5. Não coma e nem beba em cima do colchão. No caso biscoitos, os farelos podem ficar no colchão e isso pode trazer a indesejável companhia de insetos como formigas.

6. Uma vez por mês vire o colchão para que a espuma volte à sua forma original e não fique deformada. Inverta o lado e a posição da cabeceira.

7. Não use produtos com cheiros fortes, porque pode não sair do tecido e atrapalhar o sono causando incômodos e espirros.

8. Não use talco para perfumar o seu colchão, porque é prato preferido dos ácaros. O mais adequado é o uso da própria água e a exposição à luz solar.

9. Ao colocar o colchão no sol, retire-o assim que o calor do ambiente diminuir e o vento esfriar, já que o ar pode estar úmido e acaba deixando úmido também o colchão.

10. Coloque o colchão em pé, utilizando, sempre, algo que possa deixá-lo firme. Se ele ficar se sustentando por si próprio, pode diminuir sua durabilidade.

11. Nada de usar álcool. Ele reage com a espuma do colchão e a destrói. Com o colchão deformado pelo álcool, o corpo se ajusta de maneira desconfortável no colchão.

12. Use uma escova de roupas para remover a poeira. Se preferir uma limpeza mais profunda, use o aspirador. Despeje um pouco de bicarbonato de sódio sobre o colchão e em seguida passe o aspirador.

13. Outra opção legal é o vinagre de álcool. Use um balde com uma mistura de água e vinagre na proporção de 50% cada, molhe a esponja e esfregue a superfície do colchão. Sem encharcar.

Compartilhe o post:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *