Atenção mamãe. Saiba como higienizar o kit berço do bebê que vai chegar.

Higienizar o kit berço exige cuidados especiais. Da mesma forma que as roupinhas delicadas, o enxoval do anjinho deve ser lavado separado das roupas dos demais membros da família. Evite produtos com perfume e jamais utilize lava roupas abrasivos. A pele do seu baby agradece. Dê preferência para tudo que for neutro, natural e sustentável ecologicamente. Isso sim!

Ainda que o kit berço esteja muito bem guardado, ele pode acumular ácaros e pó, o que não faz nada bem para a saúde do baby. O uso de amaciante também não é indicado por pediatras. É que os bebês são muito propensos a alergias devido ao contato com tudo que é químico.

Antes de mais nada vamos lembrar, principalmente as mamães de primeira viagem, aquilo que compõe o kit berço. Tranquilo. Normalmente são conjuntos com cabeceira, protetores laterais, jogo de lençol completo, edredom, mosquiteiro e bandô decorativo. Mesmo novas, as peças do kit berço devem ser lavadas e passadas a ferro antes de serem utilizadas. Recomenda-se deixar tudo limpinho a partir da 34ª semana de gravidez.

Cabeceira

A cabeceira que vem com zíper para facilitar a retirada do enchimento pode ir para a máquina. Você pode colocar as peças dentro de fronhas ou saquinhos protetores. Assim elas ficam bem protegidas.

Protetor lateral

Os protetores laterais podem ser de diversos tipos. Existem, nas lojas especializadas, almofadinhas protetoras, tranças ou rolinhos. Os laterais e os rolinhos recebem o mesmo tratamento que a cabeceira.

Protetor trançado

Nunca coloque na máquina de lavar. Mande para a lavanderia para que seja lavado a seco. Lá, é tomado todo o cuidado para não desfazer o trançado. Mas, se quiser higienizar em casa, deixe a peça de molho em água diluída com sabão vegano por, pelo menos, 40 minutos. Troque a água tanto quanto possível, até que não haja mais sabão na peça. Depois, tire o excesso e deixe escorrer no varal. 

Almofada protetora

As almofadas, por não possuírem zíper, devem ser lavadas à mão mesmo, com sabão neutro e vegano. Deixe secando na sombra e na horizontal para não alterar a forma do objeto.

Jogo de lençol

Dá para lavar o jogo de lençol na máquina. Desde que seja na velocidade média, sempre alternando para o nível baixo.

Edredom

Os edredons são peças resistentes, por isso podem ser lavados na máquina, sempre na velocidade média. Melhor lavá-lo sozinho, no entanto, o ideal é chamar a lavanderia. Assim você mantém a durabilidade do produto. É garantido.

 Mosquiteiro e Bandô

É muito arriscado colocar o mosquiteiro na máquina de lavar. Eles são muito sensíveis e podem sofrer danos. Portanto, deixe de molho por algumas horas, somente com água e sabão vegano. Em seguida enxague e coloque para secar. Já o bandô, que é decorativo, pode sim, ser lavado na máquina, desde que no ciclo suave.

Mais dicas

– Pendure tudo na sombra com bastante ventilação.

– Não deixe as peças secarem ao sol.

– Observe sempre a etiqueta das peças.

– Siga a recomendação do fabricante.

– Mantenha o enxoval guardadinho para evitar o acúmulo de pó.

– Prefira sempre sacos de TNT ou outro tecido.

– Evite usar sacolas plásticas.

– Lave as peças a cada 15 dias.

Compartilhe o post:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *