Não demora muito e já estaremos comemorando o dia internacional da mulher. Dia 8 de março é logo ali. Que tal a gente lembrar de alguns dos nomes de mulheres mais porretas, quando o assunto é moda?
COCO CHANEL
Quando falamos de moda, logo lembramos do nome Coco Chanel, ou Gabrielle Bonheur Chanel. Revolucionou o vestuário feminino na década de 20, libertando as mulheres dos looks desconfortáveis da época, sempre com a imagem de mulher bem-sucedida, independente e elegante. Foi Chanel que introduziu a cor preta na paleta dos vestuários. Antes, o preto só era utilizado em funerais.
ELSA SCHIAPARELLI
Conhecida como oposta a Chanel, Elsa sempre gostou de se inspirar na arte para a criação das suas peças. Inovação e pioneirismo definiam o estilo de Elsa. A década de 30 para a Schiaparelli foi um grande marco. Enquanto suas concorrentes como Chanel apresentavam clássicos, ela explorava um estilo novo e irreverente, até mesmo ousado para as mulheres. Até hoje se mantém com a mesma essência produzindo, antes de tudo, obras de arte.
MARY QUANT
Quando falamos em revolucionar, podemos falar de Mari Quant, pois foi a criadora da mini saia e hot pants. Algo que hoje em dia é encontrado em qualquer guarda roupa feminino, anteriormente um tabu e sendo considerado até mesmo falta de respeito, gerando protestos e diversas discussões sobre a peça de vestuário feminina. Graças muito a essa senhora, qualquer pessoa pode usar mini saia.
DIANE VON FURSTENBERG
Um dos modelos de vestidos mais icônicos e marcantes, o vestido envelope, foi criado por Diane Von Furstenberg, inovando e facilitando o guarda roupa feminino. Sendo considerada uma das estilistas mais importantes da década de 70. Von Furstenberg sempre sustentou que as mulheres precisam ser elas mesmas.
AUDREY HEPBURN
A belíssima Audrey Hepburn. Um ícone atemporal, assim podemos nos referir a Audrey Hepburn em seu personagem no filme Bonequinha de Luxo e na sua vida pessoal. Um dos símbolos e referência de estilo é o vestido tubinho usado pela atriz no filme, com a composição de um colar em perolas e meia calça preta. Audrey era mais magra, mas isso não a impediu de alcançar um sucesso extraordinário, com elegância e simplicidade.
ZELDA WYNN WLADES
Sobre força e resistência, Zelda foi uma das primeiras estilistas negras na década de 40 a surgirem no mercado da moda, principalmente com a moda afro americana. Durante as décadas Zelda vestiu nomes famosos como Marlene Dietrich. Ela é tão importante que foi convidada a vestir as coelhinhas da Playboy.
IRIS APFEL
Aposto que você já ouviu falar dela, Iris Apfel é um ícone da moda e extravagância nos Estados Unidos. Quando perguntada sobre seu estilo a resposta é simples: “Não se leve tão a sério, seja você!”. Além de apaixonada por moda Iris é designer de interiores, já viajou o mundo todo para desenvolver ambientes pensados especialmente para cada cliente. Criatividade com peças coloridas, armações grandes de óculos e muitos acessórios. Ela serviu de inspiração para a boneca Barbie.
VIVIENNE WESTWOOD
Hoje em dia seu nome já não é tão comentado como antigamente, mas Vivienne Westwood deixou seu legado como mãe da moda punk, sendo uma das estilistas mais importantes da década de 80. A sustentabilidade é um dos pilares da sua marca. Ela foi pioneira no combate ao uso de pele animal na moda.