Não tem certo ou errado na hora de se vestir profissionalmente, no entanto, é necessário seguir algumas regras. Muitas das vezes, exigidas pelas empresas no dress code (código de vestimenta).
Aquele estilo formal (homens de terno e gravata e mulheres de tailleur) é muito exigido, por exemplo, em empresas de auditoria e consultoria, normalmente nas regras informadas já na entrevista. Isso porque são profissionais que trabalham com empresários, num ambiente formal.
E não é somente a roupa. O código diz ainda que a barba deve ser bem aparada, os ternos devem ser de cores escuras e as camisas de cores claras, e estabelece o que não pode: camisas de cores chamativas e gravatas “engraçadinhas”.
As mulheres não ficam para trás e também devem obedecer regras. O código pede tailleur, de calça ou saia, mas há uma infinidade de blusas e saias e calças que podem ser apropriadas. Só que também não podem usar cores extravagantes e devem ter cuidado com decotes, fendas e transparências.
Em muitas empresas, durante o processo de integração, os profissionais assistem a uma palestra sobre o que é adequado ou não para o dia a dia. E se mesmo assim aparecer uma camisa verde-limão ou uma fenda mais generosa, o funcionário será lembrado do código de vestimenta. Portanto, vista-se adequadamente e receba elogios por estar os profissionais vestido de acordo com o código da empresa.
O profissional não precisa estar vestido com um macacão de fábrica, mas deve estar discreto, alinhado e nunca vulgar. Basicamente é ter bom senso, discrição e adequação ao ambiente de. Qualquer que seja a profissão, é importante considerar que a escolha do figurino, transmite uma mensagem. E no ambiente de trabalho essas escolhas devem corresponder a uma imagem positiva do profissional, que reflita a filosofia da empresa e que atenda as exigências do dress code da companhia.
Para os profissionais de mercados mais tradicionais, como direito, financeiro e executivos de grandes corporações, o código de vestuário é mais rígido e pede costume, camisa social e gravata para os homens, e tailleur, terninho ou saia e blusa para as mulheres. Bons e bem cuidados sapatos são essenciais para transmitir uma imagem de confiabilidade e credibilidade. No entanto, se a área profissional for mais liberal, ou menos formal, o dress code pode ser mais despojado e criativo.
Também devemos levar em conta que as roupas devem ser discretas, porém elegantes, confortáveis e impecavelmente bem cuidadas, além do comedimento no uso de acessórios, higiene e cuidados pessoais.
Cada empresa, de acordo com o segmento de atuação, tem uma imagem que deve estar associada à mensagem que ela deseja passar para o seu público, e o profissional, deve estar comprometido com a construção dessa imagem. Por isso, o tema vestuário passou a compor o código de conduta.
Recomenda-se às mulheres que tenham cuidado com decotes, saias, transparências, salto agulha e também com acessórios, bolsas e a maquiagem. Por sua vez, os homens, precisam prestar atenção às combinações de cores de gravata, cinto e sapato.
Pense. Como quero ser percebido? Que imagem quero passarr? Estas são perguntas que devem ser feitas na hora de escolher a roupa para o ambiente profissional. É uma soma de elementos que vão acompanhar a trajetória e a roupa, e, como qualquer outro atributo, não deve atrapalhar a carreira.
Fonte: Estadão