As redes que trabalham com serviços de lavagem a seco se destacam no mercado. A lavagem a seco é um desses serviços que anda de mãos dadas com a preservação do meio ambiente.
A ideia de lavar veículos com o mínimo de água possível se expandiu pelo país em meio ao momento de crise hídrica, vivenciada pelos brasileiros entre os anos de 2014 e 2016.
Assim, fruto de uma necessidade, a limpeza a seco se tornou uma opção bem interessante de atendimento diferenciado em redes que prestam serviço automotivo.
Diante do cenário em que a economia do recurso era palavra de ordem, empresas que se dedicam a serviços para automóveis começaram a investir na lavagem a seco, um tipo de serviço que ainda não era muito disseminado entre os consumidores.
Assim, a lavagem a seco se caracteriza pelo uso mínimo de água para lavar um veículo, bem diferente do que acontece nos lava jatos tradicionais. Em média, utiliza-se de 200 a 300 litros de água nas limpezas convencionais para lavar um único veículo.
Esse total de água utilizada pelos lava jatos convencionais vai no caminho contrário do recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS). A OMS indica que, cada pessoa, deve utilizar apenas 100 litros de água por dia.
As empresas que investem no procedimento de lavagem a seco, portanto, se posicionam no mercado como marcas comprometidas com o uso responsável de água.
Como funciona
Assim, diferentemente da lavagem convencional, o foco é utilizar o mínimo de água possível. Em algumas franquias, por exemplo, são necessários apenas 300 ml de água para a limpeza completa de um veículo.
Portanto, junto dos produtos químicos certos, também ecologicamente corretos, é feita uma solução que é borrifada em toda a carroceria do veículo. Para realizar a remoção dos produtos, deve ser utilizado um pano especial, para que também sejam evitadas manchas na lataria.
Vantagens
Economia de água
É necessário que as empresas adotem posturas que levem em consideração a consciência ambiental e a sustentabilidade. Devido à sustentabilidade promovida na técnica adotada no serviço de lavagem a seco, ela também chama-se limpeza ecológica.
Preserva o meio ambiente
Além de evitar o desperdício, o serviço de lavagem a seco preserva o meio ambiente ao evitar a poluição dos rios. Assim, os materiais utilizados nessa técnica são biodegradáveis. Eles são decompostos rapidamente pela ação de microrganismos. A técnica empregada no serviço de lavagem a seco também é inofensiva à flora, fauna e à saúde humana.
Não risca a pintura
Muitos estabelecimentos que realizam lavagens da forma convencional esfregam sujeira na lataria, com água e produtos de limpeza abrasivos. Isso pode deixar a pintura fosca, arranhada, riscada ou com marcas de redemoinho. Esse risco é ainda maior em locais com limpadores automáticos.
Protege a lataria
Com o tempo, os raios solares e a água podem manchar a pintura do veículo. A superfície suja e poluída aumenta a probabilidade para que isso ocorra. Por isso, é correto dizer que, durante o serviço de lavagem a seco, a lataria do veículo é limpa e encerada ao mesmo tempo. Assim, ao final do procedimento, a pintura ganha uma película protetora.
Variedade de usos
É possível higienizar assentos automotivos, sofás, colchões, cortinas, tapetes, carpetes e superfícies de couro sem desperdiçar água. Não fica qualquer resíduo ou umidade na superfície ou no interior da peça higienizada. Por isso, ela pode voltar a ser usada normalmente em pouco tempo.
Atrai mais clientes
O compromisso das marcas que apostam nesse procedimento com a sustentabilidade é cada vez mais observado. Isso chama a atenção dos consumidores. Os valores deste tipo de serviço são fixados de acordo com o tamanho do veículo e quantidade de sujeira a ser eliminada.
Delivery
O serviço de lavagem a seco pode ser realizado via delivery. A lavagem é realizada no local onde está localizado o veículo do cliente, seja em residência, na rua ou no local de trabalho. Também é possível agendar seu horário. Cuide do seu carro enquanto preserva também o meio ambiente!