Camisa lisa e clara é a melhor opção para visitar o cliente. O tom claro ilumina o rosto e combina com qualquer blazer. A ideia é que nesse tipo de reunião o cliente fique totalmente focado em seu interlocutor, por isso, as peças de roupa não devem ser de tecido xadrez ou listrado. Pesquisas mostram que acessórios e roupas chamativas desviam a atenção e as pessoas podem perder de 20% a 30% do conteúdo discutido em uma reunião.
Enfrentar um encontro de negócios à noite pode gerar algumas dúvidas entre empresários e executivos. Afinal, você ainda estará a trabalho, mas fora do ambiente formal das empresas. Uma combinação difícil de errar neste tipo de evento é calça cinza-chumbo com blazer marrom. A gravata pode ser dispensada.
Pretinho básico
Um look completamente preto deixa tudo mais elegante. Especialmente para momentos muito importantes, como apresentar uma reunião ou pedir aumento. Lembre-se, você estará no centro das atenções e precisará se sentir bem para que tudo ocorra bem. O ar elegante te ajuda a passar confiança e segurança para mostrar pra sua chefe seus projetos.
Para as mulheres, a cor preta também tem suas ressalvas. Roupa preta apresenta resistência. Vestir-se inteiramente assim pode afastar clientes e funcionários. Executivas da área de recursos humanos ou que lidam diretamente com clientes devem ficar ainda mais atentas ao uso dessa cor.
Antigamente, a mulher bem-sucedida precisava usar saia. Hoje em dia essa regra não faz mais sentido. Uma calça com corte bem feito também produzirá um ótimo resultado. Outra dúvida comum no ambiente corporativo está relacionada ao casual day. As sextas-feiras descontraídas continuam valendo, mas é preciso ter bom senso. Vestir-se de maneira casual é diferente de usar roupas para ficar em casa.
Cores
Rosa ou verde ou azul ou amarelo ou as cores que você se sentir melhor, cores me lembram alegria e comemoração. Combina com um almoço com a equipe ou com o cliente. É uma pausa onde as pessoas conhecem um pouco seu lado fora do trabalho e que fazem elas se identificarem ainda mais com você. Esse momento precisa ser alegre, com sorriso e mais tranquilo. Use colorido e seja feliz.
E se você tiver um evento informal logo após o expediente? O que fazer? Nas grandes cidades, por conta do trânsito, muitas vezes não é possível voltar para a casa e mudar de roupa. O executivo pode ficar com a calça e o par de sapatos usados durante o dia e trocar a camisa por uma polo. Para quem não gosta desse tipo de camiseta, a sugestão é levar uma camisa mais curta, que possa ser usada para fora da calça.
Na sexta-feira, a calça social pode ser substituída pela de sarja. A sugestão é optar por tons neutros como bege e marrom claro. A camisa deve ser de manga comprida, como sempre, mas o blazer pode ficar em casa. Nesse dia, o mocassim, com seu solado de borracha e aspecto informal, está liberado. Só não dá para usar tênis de academia.
Peça única
Macacão e vestido são super versáteis para conversar com mais de uma ocasião. Sabe quando você tem uma reunião, uma apresentação, um almoço com a equipe ou qualquer tipo de negócio e logo depois do expediente você tem um happy hour ou um “sextou” de colegas do trabalho? Pois é, tire o salto, coloque o tênis e pronto.
A ordem é salto alto. Ele melhora a postura e transmite altivez. Mas atenção: quanto mais fino for o salto, mais sensual a mulher ficará. Portanto, os saltos grossos são ideais para o ambiente corporativo, além de ajudarem a manter a estabilidade. Vale o bom senso.