Manchas nas roupas na região das axilas. Evite este desconforto.

Desde já você pode começar a se prevenir contra manchas nas suas roupas na região das axilas, especialmente nas camisas. É chato, imagina na hora de levantar o braço pra chamar o garçon, ou o professor dando aula na hora de escrever no quadro!!!

Dicas para evitar manchas de suor em sua camisa:

  1. Leve em conta que roupas feitas de fibras naturais como algodão, linho e lã permitem que o suor evapore com maior facilidade;
  2. Espere até o desodorante secar completamente antes de vestir sua roupa;
  3. Evite exagerar na quantidade de desodorante.

Mas, por que mancham afinal?

Apesar de o suor ser incolor, ele deixa resíduos nas roupas. São compostos por sal, proteínas e óleos que acabam sendo depositados no tecido das suas roupas. Normalmente são removidos com a lavagem das peças de roupa mas nem sempre saem com facilidade. Isso porque se a mancha de suor secar no tecido e a camisa demorar para ser lavada, pode dar um trabalhinho. Mas, o mais comum é por conta do acúmulo de resíduos dos desodorantes no tecido da camisa, por exemplo.

Estes produtos possuem uma concentração de alumínio em suas fórmulas que em contato com o sal do suor, forma a mancha amarelada. A tendência é que essas manchas se intensifiquem, o que torna mais difícil sua remoção. Se passar o ferro quente em cima então, só piora!!! Então, se quiser tirar mancha de desodorante das roupas, comece utilizando partes iguais de bicarbonato em pó (aquele de supermercado) e vinagre branco. Ex.: uma colher de sopa. Coloque num recipiente e faça uma mistura com o bicarbonato e o vinagre branco. Coloque sobre a mancha da camisa. Deixe agir por uns 20, 30 minutos e enxague logo em seguida.

Desodorante ou antiperspirante?

Desodorante é cosmético com função de disfarçar ou mascarar o mau cheiro das axilas. Quando tem a função de antitranspirante, ele também reduz a transpiração excessiva. Os desodorantes possuem também agentes antibacterianos para eliminar as bactérias presentes no suor.

O Antiperspirante possui em seus ingredientes compostos à base de alumínio, como o Cloreto de alumínio, Cloridóxido de alumínio e Hidroxi – brometo de alumínio.

Os íons de alumínio atuam na célula impedindo que o suor saia entupindo os poros, então quanto maior a concentração de alumínio em sua composição, maior poder antitranspirante possui. Além disso, ele é usado para combater o mau odor.

Tipos de desodorante:

AEROSSOL

Refrescante e tem secagem rápida.

SPRAY

Apesar de prático e barato, pode escorrer e causar ardor.

ROLL-ON

Apesar de prático para passar, demora a secar.

STICK

Tem aplicação seca, mas pode deixar resíduos brancos, manchando a roupa.

CREME

Aplica-se com os dedos, logo não é muito prático. É absorvido rapidamente e contém ingredientes emolientes que suavizam a pele. A forma cremosa é a mais indicada para quem precisa de uma proteção máxima.

Compartilhe o post:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *