A SulSec Lavanderias iniciou suas atividades nos anos noventa, mais precisamente em 1998, quando a família Mattos vem de Portugal para o Rio Grande do Sul. Após a dissolução da empresa naquele país da Europa, os dirigentes passaram a estudar as oportunidades no sul do Brasil, e constataram uma carência do setor de lavanderias. De posse de informações relevantes, o Sócio-diretor, esposa e filhos firmam contrato com a empresa de franquias francesa 5 a Sec, especializada em lavagem de tecidos finos.
Assim, desde o Paraná até o Rio Grande do Sul, são abertas diversas lojas, ampliando sua atuação através de franquias. Até então, esta região do país estava carente deste tipo de serviço, com qualidade superior, e a aceitação por parte dos consumidores foi imediata.
Com lojas localizadas em pontos estratégicos, a rede foi se ampliando cada vez mais, e seu público alvo foi ficando cada vez mais segmentado, com foco em clientes de maior poder aquisitivo. Pela primeira vez o público utilizava uma lavanderia aberta, onde o serviço de lavagem estava ao alcance dos olhos das pessoas. O sucesso foi imediato. A clientela cresceu exponencialmente, o que fez com que os proprietários investissem mais e mais em equipamentos, treinamento dos colaboradores e, para um futuro não muito distante, em tecnologia.
A partir daí, outros grupos empresariais começaram a surgir, e uma competição saudável passou a disputar este mercado pujante. Graças ao espírito empreendedor da família, esta circunstância serviu de combustível para a constante profissionalização da atividade nas lojas. Os clientes responderam positivamente, consumindo de forma crescente os serviços disponibilizados pela empresa.
Já nos anos 2000, dentro de um quadro de instabilidade econômica que assolava o mundo, e que perdura até os dias de hoje, o grupo se viu obrigado a enxugar sua máquina. Decidiram então se desfazer da marca 5 a Sec, inclusive fechando pontos de venda, e constituíram uma nova marca. Esta, bem brasileira e gaúcha, a SulSec Lavanderias.
Caminhando com as próprias pernas, e com know-how invejável, a SulSec Lavanderias passou a investir pesado em marketing e processos, com objetivos e metas claras de crescimento. Ao contrário do que muitos críticos apontavam, foi nesta conjuntura adversa que a empresa observou o momento ideal de ruptura com o passado. Apostando cada vez mais em ações que trouxessem mais clientes, a SulSec Lavanderias definitivamente rompe com a zona de conforto em que se encontrava e assume, perante a sociedade e seus stakeholders, seu compromisso incansável com a qualidade total de seus serviços e produtos.
Continua no próximo post.