Há muitas pessoas que diariamente se perguntam qual é o tamanho ideal de uma televisão para o tamanho de sua sala de estar ou qual é o melhor lugar para colocá-la. A verdade é que há uma série de fatores a serem considerados ao decidir onde colocar o dispositivo que envolvem considerar as dimensões tanto do ambiente quanto da televisão, a resolução da imagem, a altura, o design e assim por diante. Aqui estão algumas recomendações para garantir o conforto e o bem-estar dos usuários, evitando possíveis problemas de fadiga ocular ou posturas corporais inadequadas.
Existem várias maneiras de propor a conformação dos interiores de um projeto, desde o planejamento com o mobiliário a ser adquirido até a adaptação às circunstâncias, uma vez que o espaço tenha sido definido, entre muitas outras maneiras. O ideal é levar em consideração as distâncias necessárias entre os móveis que fazem parte da vida cotidiana e os espaços necessários para seu uso adequado, de modo que funcionem para os fins aos quais foram destinados e evitem gerar grandes dores de cabeça para seus usuários.
A grande maioria das salas de estar é dominada pela televisão, um dispositivo que irrompeu na vida doméstica, não só afetando o interior das casas, mas também modificando a paisagem urbana das cidades com suas antenas. Enquanto alguns procuram escondê-la, há aqueles que procuram deixá-la à vista de todos, e seja qual for o seu caso, apresentamos um simples guia de recomendações a serem consideradas ao escolher a televisão de acordo com as dimensões de nossos espaços.
Primeiramente, começaremos por mencionar que existem dois fatores principais para saber onde colocar a TV em sua casa: o tamanho e a resolução. Quando falamos do tamanho de uma televisão, estamos nos referindo ao comprimento da diagonal da tela, que é expressa em polegadas. Uma polegada equivale a 2,54 cm, portanto, para dar um exemplo, se uma TV tem 40 polegadas, significa que ela mede 1,02 m de um canto ao outro. Mas além de seu tamanho, também é necessário analisar sua resolução. Este fator se refere ao número de linhas verticais e horizontais formadas por pixels exibidos em uma tela. Uma coisa a se notar é que quanto maior a resolução, maior a densidade de pixels, mais nítida sua nitidez e melhor o nível de detalhe, permitindo que você se sente mais perto dela, mantendo o mesmo tamanho de tela.
Por outro lado, a iluminação do espaço ou a hora do dia também têm um impacto na escolha do lugar certo para instalar a televisão e conseguir ter uma experiência confortável. Recomenda-se colocá-la em paredes perpendiculares às janelas e nunca em frente a elas. Desta forma, a ideia é reduzir os reflexos que poderiam ocorrer sem perder a qualidade da imagem.
O ângulo de visão e o limiar de pixelização padrão também são fatores a serem considerados. A orientação fornecida pela Society of Motion Picture & Television Engineers (SMPTE) aconselha sentar-se a uma distância que permita que a tela ocupe aproximadamente 30 graus do seu campo de visão, o que se aplica a todos os tipos de conteúdo multimídia.
Existem vários modelos de TV no mercado que, ano após ano, têm tentado melhorar a experiência do usuário. Nos últimos anos, o design curvo tem se tornado cada vez mais popular, mas você já se perguntou qual é a diferença entre TVs de tela plana e TVs de tela curva? De acordo com eles, as TVs de tela curva permitem que a distância entre seus olhos e a TV permaneça constante, colocando você no centro da tela. Além disso, a curvatura permite um campo de visão mais amplo e uma sensação mais envolvente quanto mais próximo estiver da tela, bem como uma redução nos reflexos. Em resumo, o objetivo é melhorar a experiência das pessoas que vivem nos espaços que projetamos, buscando satisfazer suas necessidades e preferências.
Fonte: ArchDaily