Assim como o dia das mães, o dia dos pais é uma das datas mais importantes do mundo, em especial no Brasil. Aqui no país ela é comemorada no segundo domingo do mês de agosto, mas ela já foi fixada no dia 16 deste mesmo mês.
Lá, nos Estados Unidos e em muitas outras nações, este dia é comemorado no terceiro domingo de junho. Em Portugal e Espanha, 19 de março e na Rússia, 23 de fevereiro, por exemplo.
No Mundo
Na maioria dos países o dia dos pais está relacionado a aspectos culturais muito específicos. É assim, atualmente, em Portugal, Espanha, Itália, Andorra, Bolívia e Honduras, também de tradição católica, tal qual o Brasil. Na Rússia, por curiosidade, é celebrado no dia 23 de fevereiro, que é a mesmo do Defensor da Pátria Local, desde 1919.
Nos Estados Unidos e no Brasil
A repercussão deste dia inicia em meados do século XX, quando foi institucionalizada nos EUA. Uma jovem chamada Sonora Louis Dodd escolheu esta data para homenagear o seu pai, que era veterano da Guerra Civil.
No Brasil, o dia dos pais só foi comemorado pela primeira vez em 16 de agosto de 1953. Diferentemente dos EUA, ela foi estabelecida a partir de um publicitário chamado Sylvio Bhering, que na época era diretor do jornal O Globo e da rádio do mesmo grupo de comunicação.
Objetivo de Bhering
O objetivo de Bhering era, evidentemente, comercial e a data foi associada ao dia de São Joaquim, pai de Maria, mãe de Jesus Cristo, comemorado em 16 de agosto, no calendário litúrgico da Igreja Católica. Todavia, nos anos seguintes, a data também foi deslocada para um domingo, o segundo domingo do mês de agosto e assim permanece até hoje.
Fonte: FERNANDES, Cláudio. “História do Dia dos Pais”; Brasil Escola.