Roupas e Alergia. Oito coisas que você precisa saber.

A alergia a roupas não é um problema raro, aliás é bem comum. Principalmente em peles sensíveis. São inúmeros os fatores que podem trazer este desconforto. Inclusive as roupas que você veste e o sabão que escolhe para lavá-las também podem ser os causasdores.

Os primeiros sinais são coceira e vermelhidão, principalmente nas áreas no corpo como axilas, virilhas, cintura e pescoço.

As 8 principais causas de alergia a roupa

Nosso guarda-roupa apresenta normalmente tecidos de características diferentes, como algodão, poliéster e até aplique e acessórios. Desta forma, nossa pele pode reagir de diferentes maneiras a essas combinações. Veja algumas causas!

1. Estrear a peça de roupa sem lavar

Ter alergia a roupa nova é bem comum e uma das principais razões é a presença de formaldeído. Portanto, o ideal é lavar a roupa nova antes de usá-la pela primeira vez. Esse cuidado também vale para as roupas íntimas novas — lave sempre sutiã e calcinhas antes de usar pela primeira vez!

2. Ter alergia a sabão em pó e amaciante

A alergia a tecidos pode estar associada ao sabão usado na lavagem das roupas, seja ele em pó ou líquido. Especialmente se a sua pele é seca ou hiper-reativa ou se você tem alergia ao cheiro do produto. Não arrisque usar um sabão qualquer e dê preferência a um material hipoalergênico, como o Terppenoil da SulSec Lavanderias.

3. Jeans com apliques de níquel

Botões, zíperes, fivelas de cinto e até mesmo moedas no bolso dos seus jeans podem originar vermelhidão e manchas na sua pele. Tudo isso contém níquel, um material que costuma causar alergia a roupa. Então, preste mais atenção nessas partes das suas peças de roupas e proteja-se do contato com esse material.

4. Vestir as crianças com roupas adequadas

É difícil saber exatamente se bebês ou crianças pequenas estão com frio ou calor. Por isso, às vezes acabamos vestindo os filhos com tecidos mais quentes do que o necessário, o que pode causar alergia na pele sensível dos pequenos.

Escolha roupinhas com mais camadas de roupas no inverno e roupas frescas no verão, sempre preferindo tecidos de algodão, que são respiráveis.

5. Usar roupas de lã em contato com a pele

Aquela linda blusa de lã pode ser a fonte da sua alergia. Para peles sensíveis, o contato direto com a lã pode causar coceira e vermelhidão. Até porque a lã é especialista em acumular poeira e ácaros — tudo o que pode causar alergia na pele.

O ideal é vestir essas peças com algo mais leve por baixo, como uma blusa de algodão. E, apesar das roupas de lã serem muito delicadas, é importante lavá-las antes do uso, caso estejam muito tempo guardadas.

6. Vestir roupa guardada sem lavar

O mesmo vale para a sua roupa guardada desde o inverno passado ou para peças de segunda mão. Assim, para se livrar de ácaros, mofo e bolor nas roupas, coloque-as para lavar e deixe-as secar ao ar livre antes de usar.

Outro fator que influencia alergia a roupa é o modo como você guarda suas peças. O ideal é que você mantenha as peças da estação mais à mão, fáceis de pegar.

7. Usar muita roupa sintética e colorida

Os tecidos de cores fortes, bem como algumas peças de couro sintético, podem conter químicos e corantes, o que costuma causar alergia na pele. Dessa forma, prefira tecidos claros e de algodão orgânico, em vez de sintéticos, ainda mais na roupa dos bebês e crianças pequenas.

8. Descuidar-se das roupas de cama

A sua roupa de cama também pode causar alergias se você usar um sabão inadequado e não secar as peças corretamente.

Se você ou o seu filho acordarem com os olhos avermelhados e coçando, é importante lavar a roupa de cama, cobertores e edredons com um sabão sem perfume e hipoalergêncido, deixando-os secar bem antes de guardá-los ou usá-los.

Compartilhe o post:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *